Comparativo Nº5: Os folgados: Cobalt x Grand Siena x J3 Turin x Versa x Symbol

Depois de quase 1 ano fora, o primeiro Comparativo de 2012 seria dos Sedãs Médios com motores 2.0 e 1.8, mas ele acontecerá mais adiante (Cruze x C4 Pallas x Linea x Focus Sedan x Civic x Elantra x Lancer x Sentra x 408 x Fluence x Corolla x Jetta). Aqui estamos realizando a categoria que está fazendo um "boom" no mercado nacional. Grand Siena lançado mês passado, Versa lançado no fim de Novembro e o Cobalt também em Novembro, J3 Turin lançado a pouco mais de 1 ano e o Symbol lançado em 2009. Aqui poderíamos colocar os chineses Cielo Sedan e 620, mas vamos esperar até Setembro para compara-lo com o Celen Sedan que é o próximo modelo desta categoria a ser lançado. Bom, os índices são os mesmo de muitos Comparativos que por sua vez a pontuação aqui foi mais alta por ter apenas 5 rivais e o Comparativo é dividido em 3 etapas. Até então, segundo as revistas o Versa é o melhor Sedan Compacto "PC" (Premium Compacto) mas a chegada do Grand Siena pode reverter a situação. O Symbol tem o melhor CxB da categoria e foi eleito a melhor compra pelas revistas Quatro Rodas e Auto Esporte em 2009. O Cobalt oferece ótimo espaço, mas só isso serve? E o J3 Turin? É melhor que os rivais? Veja agora o Comparativo realizado por Car Carros! Boa Leitura e boa escolha!


Itens da 1º Etapa

- 0 à 100Km/h - 10P
- 0 à 1.000M - 10P
- 40 à 80Km/h - 10P
- 60 à 100Km/h - 10P
- 80 à 120Km/h - 10P
- Velocidade Máxima - 10P
- Frenagem 120Km/h à 0 - 10P
- Frenagem 80Km/h à 0 - 10P 
- Frenagem 60Km/h à 0 - 10P
- Velocidade real a 100Km/h - 10P
- Consumo na Cidade - 10P
- Consumo na Estrada - 10P
- Torque - 10P
- Autonomia - 10P
- Preço - 10P
- Garantia - 10P
- Desvalorização - 10P
- Reparabilidade - 10P
- Seguro - 10P
- Porta-Malas - 10P
- Cesta de Peças - 10P


Resultados da 1º Etapa

1º Renault Symbol - 168P
2º Fiat Grand Siena - 160P
3º JAC J3 Turin - 160P
4º Nissan Versa - 156P
5º Chevrolet Cobalt - 118P



Itens da 2º Etapa

- Ruído Interno Máximo - 10P
- Ruído em Ponto Morto - 10P
- Ruído Interno à 80Km/h - 10P
- Ruído Interno à 120Km/h - 10P
- Número de Concessionárias - 25P
- Itens de série - Depende de quantos itens de série do modelo
- Potência com Etanol - 10P
- Potência com Gasolina - 10P
- Vendas - 25P
- Diâmetro de giro - 10P


Resultados da 2º Etapa

1º Fiat Grand Siena - 486P
2º Renault Symbol - 461P
3º Nissan Versa - 446P
4º JAC J3 Turin - 425P
5º Chevrolet Cobalt - 400P



Itens da 3º Etapa (FINAL!)

- Desing - Até 20P
- Alinhado - Se o veículo está alinhado ao seu país de origem
- Comprimento - Depende do comprimento do veículo
- Entre-Eixos - Depende do entre-eixos do veículo
- Largura - Depende da largura do veículo
- Altura - Depende da altura do veículo
- Peso/Potência - Depende da relação peso/potência do veículo
- Peso/Torque - Depende da relação peso/torque do veículo
- Soma do Etanol e Gasolina - Depende da potência do etanol e gasolina do veículo
- Torque - Depende do torque do veículo 
- Peso - 25P


1º Fiat Grand Siena - 1.949,6 Pontos


2º Nissan Versa - 1.941,0 Pontos


3º Renault Symbol - 1.912,9 Pontos


4º Chevrolet Cobalt - 1.895,2 Pontos


5º JAC J3 Turin - 1.858,4 Pontos



Veredicto: Dá pra se notar que na 1º Etapa, a do CxB o Symbol se manteve a frente por 8P do Grand Siena que estava em 2º e o Cobalt mostra que é péssimo em CxB e o J3 Turin se manteve bom na 1º Etapa e na 2º, porém a frente apenas do Cobalt. O Cobalt se mostrou um péssimo carro no início e só passou o J3 Turin por ser o maior da categoria e pelo espaço, pois o lugar dele é em último. O Grand Siena se mostrou uma boa opção, assim como o Versa que também segue firme e forte, mas acabou ficando atrás da novidade do Grand Siena. O Symbol ainda é uma boa opção mas a própria Renault não dá atenção suficiente para ele, e acaba ficando ofuscado pelo Logan, modelo mais barato, porém com um desing bem mais inferior. O Cobalt como disse é bom apenas de espaço, além de ter o pior desempenho de todos, onde só foi bom nos testes de frenagem. O J3 Turin parece que ainda sofre com o preconceito de alguns por ser chinês, mas a prova está no teste de Longa Duração da Quatro Rodas, mesmo sendo a versão Hatch, o Turin nada mais é que um J3 com bumbum. A cada ano, esse mercado de Sedãs que partem dos R$35.000 à R$45.000 iniciais pode ganhar grandes rivais, como o Chery Celen Sedan que já foi confirmado pela Chery e chega em Setembro, além do coreano Hyundai Accent, que caso seja nacional o modelo entra na categoria com preços na casa dos R$40.000, sendo uma boa opção também, porém caso fique acima dos R$45.000 irá competir com Sonic Sedan e New Fiesta Sedan. Num geral, o Comparativo foi um dos mais disputados de todos, por ter apenas 5 rivais e de os modelos terem grandes méritos em cada etapa. Ao fim do ano, o Comparativo irá voltar, já com o Celen e com o possível Accent. Até lá!

Comentários

  1. Concordo com a classificação apresentada. Na necessidade de comprar um sedan, iniciei um teste drive no nissan versa, fiquei surpreendido, especialmente pelo espaço interno, direção elétrica e os acessórios de série.
    Não contente, realizei um teste drive no chevrolet cobalt, gostei do acabamento interior, tanto no visual do painel como no material utilizado nos bancos - bem melhor que o nissan versa. Mas achei um carro pesado, sem agilidade, me senti dentro de uma barca. - ponto para o versa.
    Já reservado o versa, minha esposa me convenceu a fazer um test drive no novo grand siena. Gostei do interior e exterior do carro, bem mais agradável aos olhos que o nissan versa - ponto para o grand siena; rodas R16" e som com entrada USB, o que também o diferencia do nissan versa - mais um ponto para o grand siena.
    Sem levar em consideração os detalhes técnicos de um ou de outro, pois sou leigo no assunto, optei em cancelar a reserva do nissan versa e comprar o grand siena. Penso que foi a decisão mais acertada. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o Grand Siena também foi uma grata surpresa para mim, pois eu pensei que o Versa se consagraria o Grande Campeão, pois na 1º fase ele estava melhor que o Grand Siena, e pensei que até o J3 Turin se sairia melhor que Cobalt e Symbol, mas vi que estava errado e isso serve para mostrar que não devemos nos levar na primeira coisa boa de um modelo e sim num contexto geral.

      Excluir
  2. Concordo com o que foi dito, comprei um grand siena faz uma semana e só tenho ouvido elogios e eu mesmo estou impressionado com o conforto,dirigibilidade e consumo, o meu está fazendo 14 por litro que na cidade é uma boa média.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da avaliação, mas queria entender melhor porque o J3 Turin se classificou em 5º lugar. Isso avaliando ele como um carro, a partir da sua opinião pessoal, pq em uma das etapas tajou 'vendas' e 'nº de css'como criterios importantes, o que realmente é, mas não influencia diretamente no carro... Pergunto pois ando pansando em comprar um. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Longe disso amigo. Não pense que o J3 Turin é um carro ruim, muito pelo contrário, ele possui muitos predicados que a concorrência não possui. Por exemplo: O J3 Turin é um carro com acabamento melhor que alguns sedãs presentes neste Comparativo, além da ótima relação CxB.
      Quanto a pontuação, claramente o chinês levaria a pior, sem dúvida, mas em vendas, ele se mostrou um carro muito bom, que por pouco não passou o francês Symbol, que mais que o dobro de concessionárias pelo país. Se você gosta do J3 Turin, compre ele. Caso você ainda tenha dúvidas, veja os sedans presentes neste Comparativo e compare e veja qual o melhor se adapta a você, sua família.

      Excluir
  4. O cobalt 1.4 /2012 é um carro com visual imponente, bonito e elegante. É um GSV (Global Small Vehicle), conforme a GM, é um carro para o mercado nacional e global. O cobalt tem o motor semelhante ao da valente picape Montana/2012, o econo.flex 1.4 8v 102cv ( conforme especificações da Chevrolet). O cobalt atinge 100k/h em 11,5 s (com álcool), conforme a chevrolet. O cobalt 1.4 LTZ ( top de linha) só pesa em ordem de marcha 1.072 kg (conforme dados da Chevrolet) é portanto mais leve que a Montana Sport 1.4 /2012 ( com ar e direção hidráulica) , que tem seu peso em ordem de marcha 1.116 Kg ( conforme dados da Chevrolet). Cobalt e a Montana usam os motores econo.flex 1.4 8v 102 cv com etanol, esse motor tem capacidade de carga de 758 kg até mesmo em subidas, sem ar ligado ( conforme especificações da Chevrolet). Existem comentários de que dizem que o cobalt tem um motor limitado para o seu porte, se a picape Montana que é mais pesada que o cobalt usa o motor o econo.flex 1.4 8v 102 cv (etanol) que transporta 758 Kg e não tem problemas em subidas, pois ela vende bem e é muito elogiada. Logo o cobalt que é mais leve e usa esse motor semelhante dessa picape, também não apresenta problemas com subidas, desde que se use as marchas corretamente, como em qualquer outro carro. Gostei do velocímetro no painel digital em LEDs do cobalt, ficou muito luxuoso.Os faróis grandes e estendidos dão ótimo campo visual luminoso, a grade grande cromada traz um ar de requinte para o carro. O porta malas do cobalt, é gigante (563 l). Acho importante os três anos de garantia sem limite de quilometragem do cobalt ( conforme a chevrolet).

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comparativo. Sem puxar a sardinha pra ninguém, fiz o teste drive no Versa e no Grand Siena. O Versa é um carro impressionante, tudo o que dizem aqui: grande, espaçoso, anda muito e é econômico. Então, fiz oteste drive no Grand Siena. Por dentro, existe uma impressão que o Grand Siena é menor. Porém, é um carro que desperta paixão, pela beleza em quase tudo. Há detalhes que ninguém ainda comentou, como por exemplo os cromados no painel, que diga-se de passagem, é um show à parte, a impressão é que se está num carro esportivo. É muito silencioso, as relações de marchas curtas dá prazer ao dirigir, tem muitos mimos e passa robustez. Não lembra em nada um Siena derivado do Palio. Tive vários. Esse carro poderia ter outro nome, sei lá, cidades da Itália: Fiat Lazio, Fiat Molise, Fiat Calábria. Não dá impressão de estar dirigindo um sedan compacto, parece um carro maior. Vamos ver com o tempo o que vai acontecer. Há críticas em relação ao acabamento pelo pessoal que já deu opinião em outro site. Resultado: acabei comprando um Gran Siena e estou satisfeitíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Sugiro um novo comparativo, pois o lançamento do Cobalt LT e LTZ com motor 1.8 de 108CV, com opção de cambio mecanico de 5 marchas ou o excelente automático de 6 marchas herdado do Cruze, todos com preço muito convidativo, muda totalmente as coisas. O sedan da chevrolet agora tem o melhor custo benefício. Mesmo não sendo o mais bonito nem tendo o motor mais moderno (e sim o mais confiável), tem agora o melhor conjunto mecanico. Não é à toa que está vendendo como pão quente, ponto para a GM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas quando eu fiz o Comparativo a versão 1.8 não tinha chegado ao mercado! Talvez em 2014 irei fazer esse Comparativo novamente com as novas opções de mercado como Chery Celer Sedan e Volkswagen Santana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Toyota Yaris Cross já está em testes no Brasil e seu lançamento ocorre até 1º trimestre de 2025