Auto Artigo #42: para apagar o passado do 1.0 16v Turbo, Volkswagen faz do zero o 1.0 12v TSI Flex do up!


Lá se vão 15 anos desde o último motor turbo para um carro de entrada da Volkswagen. O primeiro, lançado em 2000 para a linha Gol e Parati era um 1.0 16v a gasolina que entrega 112cv de potência e 15,8kgfm de torque, disponíveis a 5.500rpm, era a evolução da Volkswagen nos motores, além de forma de se safar do IPI, que era menor para carros com motor de 1 litro. Na época, a falta de leitura do manual do proprietário ou por erro da Volkswagen de informar o dono que precisava usar um tipo específico de óleo (para motores 16v e não de 8v como a maioria dos donos do Gol Turbo usavam) fizeram esse motor pegar fama de problemático e de alta desvalorização. Mas o Gol 1.0 16v Turbo tinha desempenho de carro com cilindrada maior, como 1.6 e 1.8. O motor saiu de cena em 2003. Mas em 2015 a Volkswagen larga na frente mais uma vez com o 1.0 12v TSI, também turbo, mas que desenvolve 105/101cv de potência e torque de 16,8/16,8kgfm de força. Dessa vez, segundo a Volkswagen, a história é totalmente diferente. Para apagar essa parte da história, o motor 1.0 12v TSI tem 90% dos componentes novos em relação ao 1.0 12v MPI.


Segundo Roger Guilherme, gerente de engenharia de motores, da Volkswagen, isso foi necessário para dar resistência: "não queremos essa história de que motor turbo não tem durabilidade. Esse nosso turbo foi todo pensado para ter robustez". Para receber a motorização, o up! foi muito modificado em amortecedores, transmissão e freios. A olho não se nota diferença, mas o carro teve que crescer 40 milímetros na dianteira para acomodar o intercooler. Segundo Roger, a performance desse motor corresponde à de um motor 1.8 convencional. Mas  o "pulo do gato" é ter ótimo desempenho com baixo consumo de combustível. Segundo a Volks, o up! tornou-se o carro mais econômico do Brasil, de acordo com o programa de etiquetagem do Inmetro. Ele é 20% mais econômico que o 1.0 12v MPI, que já é bem conceituado por ser bastante econômico. Com essa nova era dos motores turbos, a Volkswagen quer esquecer o passado. Até por que, a marca parece que aprendeu com os erros. Para um motor ser robusto, ele precisa de investimentos e novos componentes capazes de durar. É o que acontece com o 1.0 12v TSI.


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