Volkswagen lança motor 1.5 TSI de ciclo Miller para Golf e Golf Variant na Europa, consome bem menos
A Volkswagen apresentou na Europa o motor 1.5 TSI de ciclo Miller, chamado de 1.5 TSI EVO. O motor pode ser desligado com o carro rodando, o que pode parecer loucura, mas o sistema "coasting" é, isso sim, surpreendente. O motor conta com turbina de geometria variável e ciclo de combustão Miller, além de desligamento de cilindros. O motor desenvolve 130cv de potência e 20,4kgfm de torque contra os 150cv e 25,5kgfm do modelo vendido no velho continente. A potência mais baixa provavelmente se deve ao foco total em economia. É no Active Cylinder Management, ou gerenciamento ativo de cilindros, que mora seu segredo para a nova função. Ele não desliga apenas 2 dos 4 cilindros do motor quando eles não são necessários. Ele pode desligar todos os cilindros em condições de pouca exigência, como retas ou descidas. Normalmente, essa função é feita desacoplando a transmissão do motor e deixando as rodas "livres". Desligar o motor nunca foi uma opção até aqui porque isso que poderia comprometer completamente a dirigibilidade. O hatch e a station contam com sistema Start&Stop, que possui alternoarranque para religar o motor no para-e-anda das grandes cidades. Enquanto o motor está "desligado", ele conta com baterias auxiliares de íons de lítio que alimentam todo o sistema elétrico, como a direção, a uma velocidade de até 130km/h. Entre 1400 a 3200rpm, o Active Cylinder Management mantém dois cilindros desligados, o que reduz bastante os índices de consumo e emissão.
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