quinta-feira, agosto 10, 2017

Volkswagen registra nome Tharu para novo modelo que será produzido na Argentina: é SUV ou picape?


A Volkswagen registrou um novo nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no Brasil. A fábrica da Volkswagen na Argentina, em Pacheco, deve produzir mais dois modelos além de Amarok e Suran (a nossa SpaceFox). A fábrica deve produzir uma picape de porte compacto-médio (conhecida como projeto Bala de Prata) e um novo SUV. O nome é Tharu e deve ser de um novo modelo que será produzido na Argentina. Fazendo uma homenagem ao nome de uma etnia que vive no Himalaia, esse novo modelo pode ser a tal picape ou um novo SUV para ficar no lugar do T-Roc (esse ainda não confirmado para o Brasil). Esse novo utilitário esportivo seria feito sobre a mesma base do Skoda Karoq, mudando apenas a dianteira e a traseira. Medindo 4,38 metros de comprimento, ele seria o concorrente perfeito para o Jeep Compass. O Tharu seria produzido apenas na Argentina e na China, visto que o T-Roc é pouco maior que o T-Cross, ou seja, ambos ficariam muito próximos um do outro. Com isso, a hipótese do Tharu à base do Karoq ganha força. O modelo ainda seria o substituto do Tiguan atual, de cinco lugares, visto que para o Brasil só vem o Tiguan Allspace, de sete lugares. Por aqui o Tharu (se esse for o SUV à base do Skoda Karoq), deve ser vendido apenas com motor 1.4 TSI que desenvolve 150cv de potência e 25,5kgfm, acoplado ao câmbio automático de 6 velocidades Tiptronic. A segunda hipótese é que Tharu seja o nome da nova picape da Volkswagen. Segundo o presidente da Volkswagen no Brasil e na América Latina, David Powels, confirmou que uma nova picape está a caminho. Pelo o que se sabe até agora, a Volkswagen prepara uma concorrente da Fiat Toro sobre a plataforma MQB-A0, trazendo elementos do T-Cross. O projeto atende pelo nome de "Bala de Prata" e terá produção concentrada na Argentina, na fábrica de Pacheco (a mesma da Amarok). Dessa forma, além de garantir a manutenção das operações em Pacheco, a nova picape colocará a Volkswagen em evidência neste novo e lucrativo segmento de picapes intermediárias. A picape deve ser o quarto modelo da família Polo e deve ser equipado com motor 1.4 TSI Flex de 150/150cv de potência com torque de 25,5kgfm, acoplado com câmbio manual ou automático de 6 velocidades e possivelmente o 2.0 TDI da Amarok com potência abaixo ao da picape média, possivelmente com 160cv de potência e torque de 38,5kgfm, como a Amarok vendia sua versão de entrada até alguns anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário