Especial Lançamentos 2018 #26: o que esperar da Maserati para o Brasil neste ano?


A Maserati, uma das marcas que mais cresceram em vendas no Brasil em 2017, deve apresentar em 2018 pequenas novidades para os modelos Ghibli, Quattroporte e GranTurismo. O trio deve receber um face-lift de meia-vida simples, a fim de se manter moderno por mais algum tempo.
Ghibli: sedã passa a ser vendido nas versões GranLusso e GranSport. Entre as novidades, o Ghibli GranLusso traz novo para-choque e grade com apliques cromados e os logos estão localizados na base dos painéis laterais. Na lateral, novas saias enquanto na traseira o diferencial são o novo extrator no para-choque traseiro. A versão GranSport traz para-choque tem um formato diferente, com recortes nas entradas de ar inferiores. Ele não traz os detalhes cromados. As rodas têm um formato mais agressivo e, por dentro, o acabamento é diferenciado. Entre os novos itens de série, o Ghibli 2018 oferece direção com assistência elétrica, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de sinais de tráfego. O que, basicamente, torna o carro um semiautônomo. Na mecânica, o sedã de entrada da Maserati conta com o 3.0 V6 biturbo que desenvolve 430cv de potência e 59,1kgfm de torque (um ganho de 20cv e 3kgfm), enquanto a GranSport conta com tração integral. Vale destacar que as versões GranLusso e GranSport substituem a S e a SQ4.


Quattroporte: o sedã recebe novidades sutis para seguir em linha até uma nova geração. O sedã ganha alterações no design externo e interno, além de novos itens de série. Entre as principais novidades, o Quattroporte recebe grade, por exemplo, adota novos frisos cromados verticais, enquanto os para-choques recebem apliques preto brilhante e em preto fosco (traseira). Os retrovisores foram igualmente redesenhados. No interior as novidades ficam por conta do novo quadro de instrumentos redesenhado, assim como multimídia Uconnect, que agora dispõe de tela de 8,4" polegadas com Car Play e Android Auto. O porta-luvas recebeu melhor acabamento e o ar-condicionado foi atualizado. Beneficiando a aerodinâmica, a Maserati ainda instalou um sistema de aletas variáveis atrás da grade, permitindo reduzir o arrasto em 10%. Entre os novos itens de série há alerta de colisão com frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo com anda e para, além de alerta de faixa com correção. O motor 3.0 V6 a gasolina passa de 330cv de potência para 350cv. A versão mais potente desse motor desenvolve 410cv. Há ainda o motor 3.8 V6 twin-turbo na versão GTS que desenvolve 530cv de potência que acelera de 0 a 100km/h em 4,7 segundos com velocidade máxima de 310km/h. Em ambos os casos o câmbio é automático de 8 velocidades. No Brasil ele deve ser vendido com o motor 3.8 V6 TwinTurbo, que desenvolve 530cv, com preços na casa dos R$1 milhão.


GranTurismo: os superesportivos ganham novidades para mantê-los mais atuais até a chegada de uma nova geração, que já está sendo desenvolvida. O face-lift traz leve mudanças na dianteira, onde ele ganha um novo para-choque dianteiro, adotando traços parecidos com o do Alfieri Concept. A nova grade dianteira fica de acordo com o novo face-family da Maserati, fazendo com que todo o para-choque dianteiro seja novo. Os faróis também mudam, ao trazer novos elementos do layout e com LEDs. Essas modificações permitem que o modelo melhore sua cifra de resistência aerodinâmica, passando de um Cx de 0.33 para 0.32, o que significa um leve aumento de desempenho. A linha foi reestruturada por completo. No interior, destaque para o console central redesenhado com novos comandos e um novo sistema de áudio, além de novas opções para os revestimentos em couro e Alcantara. Em relação ao infotainment, surge um novo sistema com tela táctil de 8.4 polegadas e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Ambos os modelos estarão disponíveis em somente dois acabamentos, Sport e o mais esportivo MC, que inclui uma pequena redução de peso. O motor permanece o mesmo 4.7 V8 acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades. O motor desenvolve 460cv de potência com torque de 53kgfm. Na versão Sport ele acelera de 0 a 100km/h em 4,8 segundos e chega a velocidade máxima de 299km/h, enquanto o MC cumpre as mesmas provas em 4,7 segundos e 300km/h. O motor 4.2 V8 deixa de ser oferecido.


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